2014-12-11

Mãos à Obra

Note: I usually don't write any posts in portuguese here, but I will open an exception today because I will be talking about a book, and so far, it has only been published in portuguese. Scroll down for the english how to... to my craft. 


Eu, juntamente com outras amigas bloggers, decidimos fazer uma surpresa à autora do livro Mãos à Obra, a Constança Cabral. Sim, a Concha, do blogue Saídos da Concha. O livro saiu no passado mês de Outubro e para já, foi apenas editado em português. Assim que hoje, algumas de nós vamos falar-vos de projetos do livro que nos inspiraram. A minha cópia, foi uma prenda de uma querida amiga e no mesmo instante em que o recebi, andei a ver atentamente, projeto atrás de projeto. A apresentação está muito bonita, as fotografias ao nível daquilo que a autora/blogger nos tem habituado ao longo do seu percurso no blog. Todo ele é inspiração, desde receitas, bricolage, jardinagem, costura... tem um pouco de tudo para quem gosta de fazer as coisas à sua medida, ao seu gosto. Para quem gosta de dar um toque especial à casa ou preparar uma prenda especial para alguém, a partir das suas próprias mãos.  


O livro encontra-se organizado pelas quatro estações do ano, com crafts para cada uma delas. Quando tive que escolher a minha, fui direitinha à parte do Outono, mas a verdade é que esta estação está a ficar para trás e daqui a nada estamos no Inverno. Espreitei então com mais atenção os projetos de Inverno. Inspirei-me na Coroa de Natal. 


A minha porém, não é natural como a da Constança (pelo menos não a 100%). A verdade é que andava com vontade de fazer uma coroa para a nossa porta há muito tempo. Todos os anos vou adicionando uma coisa (ou muitas) à lista de coisas que quero fazer para esta altura do ano, que para mim, ganhou novo significado a partir do dia que fui mãe. A coroa, fazia parte da lista há um par de anos, no mínimo. E foi pensando nisso, que, quando desmontei a nossa árvore de natal pequenina do ano passado, joguei os pés fora e guardei o resto. Levei o ano todo a pensar que tinha de fazer a coroa, para não deixar passar quando Dezembro chegasse. Só há uns dias é que realmente meti mãos à obra, e inspirada pela coroa do livro, fiz finalmente, uma para a nossa casa. 

Querem saber como fiz a minha? Aqui vai... Comecei por cortar os ramos mais compridos da árvore com a ajuda de um alicate. Como já têm arame incluído, foi bastante fácil juntas vários ramos, formando uma coroa. Para isso, bastou-me ir enrolando uns nos outros. Poderia ter feito mais, mas os arames eram duros de roer e eu não tive paciência para mais. 


Depois, fui espreitar a minha caixa das fitas e tinha uma fita dourada que salvei há tempos de outra coisa qualquer - talvez alguma prenda que tenha recebido, e fiquei super feliz, por me aperceber que era suficiente, aliás, perfeita para a minha coroa. Fui enrolando À volta da coroa, procurando que ficasse uniforme. Dei um nó. Procurei mais um pouco e encontrei a fita vermelha, que tinha comprado para um outro projeto qualquer. Fiz um laço duplo e juntei-a à coroa, atando-a com uma fina linha (de coser) vermelha. Por fim, lembrei-me que tinha um saco cheio de pequenas pinhas que a minha rica filha apanhou o ano passado em casa da tia. Guardei-as porque, achei-as perfeitas para projetos de Natal. Como tinha comprado há pouco tinta dourada em spay, usei-a para as pinhas. Deixei secar durante a noite, mas penso que um par de horas é suficiente. 


Para finalizar a coroa, só tive que atar as pinhas à mesma. Mais uma vez, com a ajuda da linha vermelha, adicionei uma pinha de cada vez, cada uma delas,  a uma altura diferente. O marido sugeriu colar as pinhas na coroa, várias, mas assim pareceu-me mais clean, mais bonito e leve. 


E foi assim que, passados alguns anos, temos coroa na nossa porta, para receber quem nos vier visitar. A melhor parte foi ter ido buscar a miúda à escola e ver o seu entusiasmo e alegria quando viu a coroa "mamã, o pai natal passou aqui?". 


Se gostaram do nosso post, de certeza que também irão gostar dos posts que as minhas amigas têm preparados para vocês. Não se esqueçam de visitar os seus blogues, têm os links abaixo. A Sara, do blog Made by Sara, está a oferecer uma cópia do livro, por isso, se quiserem arriscar a vossa sorte corram até lá. 


[o livro encontra-se à venda em livrarias e hipermercados de Portugal, e online aqui]


Me and some friends (visit their links above!) are surprising Constança today, with a few projects inspired by her first book. It is all about crafts and home making. I was inspired by a wreath. It's been years since I wanted to make one myself, and this was just the perfect timing. However I didn't quite copy the book's, I just followed my own ideas. I saved an old faux Christmas tree from last year to make this. I think photos above are clear to understand how I made it, but here is goes. I cut the bigger branches from the tree, rolled them into each others and created the wreath. Then I just embellished it with things I already had at home. Golden ribbon all arounf, red ribbon for a dobble bow, and then I just spray painted a few pinecones, and attached them to the wreath with red sewing thread. Voila, it was done and ready to hang in our door. My daughter was so impressed with it. 


[the book is written in Portuguese but if you'd like to buy it and have it shipped internationally, you can do sohere]

16 comments:

  1. Acho que vou ter que fazer uma destas para a minha porta! ;-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. E eu que joguei o resto da árvore fora e entretanto já pensei em mais 2 ou 3 formas de a reciclar!!!

      Delete
  2. Adorei a coroa :-)

    ReplyDelete
  3. Que coroa tão gira! Também devia fazer uma cá para casa...
    Este livro tem mesmo projectos para todas as ocasiões!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Marta! Pois tem, dá vontade de os fazer todos!

      Delete
  4. Magda, muito obrigada por este post e pela grande surpresa que me prepararam! Fiquei mesmo muito contente! A tua coroa está óptima e adoro saber que utilizaste ramos de uma árvore de Natal... reciclagem criativa ao mais alto nível!

    ReplyDelete
  5. Que linda Magda!
    Também tenho uma coroa na minha to-do-list mas vou sempre adiando. Fica prometida para o ano :)
    Adorei ler a tua review - clara e objectiva. Muito bom!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Ana. A verdade é que é um projeto que se faz num instante tendo os materiais à mão.

      Delete
  6. ADORO!!! Esta espectacular! E nao podia deixar de ser com materiais reciclados... ;-)

    ReplyDelete
  7. Que ideia genial!! Acho que a próxima pessoa a escrever um livro devias ser tu... A nossa mestra do reaproveitamento/upcycling! Estamos sempre a aprender contigo, com essa capacidade fantástica que tens de olhar uma coisa e ver outra nova... Obrigada por seres uma inspiração!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh Sara, mas que elogio! Até me deixas corada! Até gostava, mas não vejo isso a acontecer! É bom saber que de certa forma posso inspirar-vos desse lado, já que eu própria sou inspirada constantemente por todas vós out there!

      Delete
  8. Boa Magda, és mesmo a rainha do refashion. Até as árvores de Natal... espetacular :-D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado Carla.*Blush* a minha mãe visitou-me este fim de semana e a 1ª coisa que me disse foi: e porque não fizeste uma para mim tb?! Lol

      Delete
  9. What a wonderful way to surprise a crafty friend :)

    ReplyDelete

Leave a comment, I'd love to read it.
Leave your URL too, so I can visit you.

Labels

About us Acessories Adult Adults Advent Calendar Appliqué Baby Baby Acessories Baby Doll Acessories Baby Doll Sling Baby Shoes Back Warmer Pillow Backpack Bags Barbie Beading Beads Bedsheets Beret Bibs Bikini Blankets Blazer Bleached Blog Tour Blogs Blouse Bolero Book Covers Book Review Boots Bowling Game Boxers Boy Bracelet Bralette Breastfeeding Pillows Briefs Button Shirt Button Up Shirt Cap Cardigan Carnival Causes Cell Phone Stand Challenge Create Charger Support Chevron Christmas Clutch Coats Commitments Constant Change Contests cookies Corset Cose+ Costumes Cowl CraftingCon Crochet Crossstitching Cushions Dance Outfit dashiki Dia de Los Muertos Diaper Pouch Doll Clothes Dolls Drawstring Bags Dreamcatcher Dress Duvet Cover e-book E-Zine Review Easter Embroidery EnglishPaperPiecing Fabric Baskets Fabric Chess Game Fabric dolls Fabric Flowers Fabric Games Fabric Memory Games Fabric Printing Fabric Stash Fabric Three in a Row Game Fabric Toys Features Felt Flamenco Dress Flamenco pants Food Free PDF Pattern Fun Cakes Funny Fur Gifts Girl Giveaway Glasses Case Granny Squares Guest Posting Hair Clips Hair Clips Hanger Halloween Hand Warmer Pillows handbag Handmade Cards Harem Headband Henley Highlow Home Homemade Liquid Soap Hoodie How to Inspiration Jackets Japanese Sewing jeans Joggers Jumper KCW Keyring Kid's Choice Series Kid's Crafts Kimono Kleenex Purse Pouch knitting Knock it Off Leather lederhosen Leg Warmers Leggings lunchbag Maratón Telaria MashUp Series Maternity MeMadeMay; Men Mending Challenge Mini-Sofa Cover Mobile Mobile bag Mom's Monthly Wrap Up Needle Rolls Nightgown No Sew Nursery One Thimble Onesies Operation: Project 0$ Other Crafts Ottobre Overalls Pajamas Pants Paper Crafts Party Favours Party Time Patchwork Pattern Pattern Testing Pattern Tour Pear Puff Seat Pencil Case Pencil Rolls Peplum Peques de Cine Peter Pan Collar Pijamas Pillow Covers Pillows Piñata Cake Pinterest Challenge Pipe Cleaner Crafts Placket Pockets Plastic bags Dispenser Pleats Pocket Slings Podcast Pompoms Pouch Practising ´n Improving Project Run and Play Project Sewn Projects Pt Refashion Week Quilting Recipes Recycled Ribbon Organizer Recycling Refashion Month 2012 Refashion Month 2013 Refashion Month 2014 Refashion Month 2014 (2) Refashion Month 2015 Refashion Month 2016 Refashion Runway Refashioning Retro Reverse applique Reviews Ribbon Roses Robe Romper Romper Dress Romper Week Roots Round up Rucksack Saving Series Saving while Sewing Savings Made By Sewing Scarf ScrapsBusting Sequins Sew 20's Sew Along Sew Geeky Sew In Tune Sew-a-bration of Womanhood Sew-vivor Sewing Tips Shirt Shorts Skirt Skort Sleep Sack Slings Slippers Snowflakes & Lace Sock Monkey Socks Stitching Suit Surprise Sweater sweatshirt Swimsuit swimwear T-shirt The Hearties The Sew Off Thrift shopping Tights Tips Tissue Case Toddler Top Top 12 of 2012 Top 5 of 2013 Top 5 of 2014 TOP 5 of 2015 top 5 of 2017 Top Stitchers Trousers TSNEM Tunic Tutorial Tutu underpants Underwear Upcycling Vest Videos Vintage waistbag Wallet When things go wrong WIP Women Wreath Year Wrap Up

Cose +

Cose +
Magazine de Costura em Poruguês